Plástica da Voz
A VOZ PODE SER MODIFICADA COM CIRURGIA
A laringe é considerada uma víscera hormônio-dependente, já que sofre influência dos hormônios de maneira geral, que participam de sua evolução anatômica. O músculo tireoaritenóideo tem uma espessura aumentada e maior comprimento nos homens.
A voz grave característica dos homens e conhecida como androfonia. Ela pode ser modificada através de alterações anatômicas realizadas junto ao arcabouço laríngeo, que nada mais é do que a mudança na posição da cartilagem de duas cartilagens. A Tireoplastia tipo IV de Isshiki ou aproximação cricotireóidea é uma das técnicas cirúrgicas indicada para tornar mais aguda a voz de pacientes que apresentam quadro de androfonia.
A FONOTERAPIA É IMPORTANTE
Essa técnica estende as pregas vocais sem que a cirurgia atue diretamente nelas, pois promove um aumento da tensão ao elevar cirurgicamente a cartilagem cricóide. O resultado é uma voz mais fina, entretanto, existe um limite de afinamento que varia de pessoa para pessoa. Quando a aproximação entre as cartilagens tireóidea e cricóidea é total, o resultado máximo para a pessoa é atingido.
A fonoterapia pós-operatória é extremamente importante para adaptar a voz às novas condições anatômicas da laringe. Assim, está sempre indicado a terapia vocal com fonoaudiologista para retirar vícios antigos de fonação, "limpar a voz" e finalmente poder obter o resultado máximo da cirurgia.
A RETIRADA DO POMO DE ADÃO PODE SER ASSOCIADA
Durante a Tireoplastia é possível realizar a planificação do chamado “Pomo de Adão”, característica masculina, que nada mais é do que uma proeminência cartilaginosa. Este tipo de procedimento faz com que, externamente, o pescoço apresente-se mais feminino, pela ausência do “gogó”.
INFORMAÇÕES
Para as pessoas interessadas nesta cirurgia podem fazer contato por e-mail através do seguinte endereço: info@marciolittleton.com ou pelo Facebook, Marcio Littleton.